marcacao dicas

critérios obrigatórios

Tipos de parto

Seguimos rigorosos padrões de assistência

Visando um ambiente seguro e o conforto necessários neste momento tão importante na vida da mãe e do bebê, o Centro Obstétrico da Maternidade Santa Joana Recife obedece a rigorosos padrões de assistência e segurança internacional para os pacientes. As instalações são equipadas com portas automáticas e ar condicionado de pressão positiva que impedem a troca de ar ao abrir a porta, além de regulador adequado para dosar a quantidade de oxigênio e ar comprimido para bebês prematuros, durante e após o parto.

Um termo de Consentimento para Internamento e Procedimentos Obstétricos deverá ser oferecido pelo Hospital, onde será datado e assinado pela gestante/ responsável e pelo médico (a) assistente.

normas e procedimentos

Como realizamos os partos no Hospital

Parto Normal com analgesia

Partos normais com analgesia medicamentosa serão realizados no centro obstétrico e a paciente deverá permanecer neste local durante o restante do trabalho de parto até o nascimento do bebê.

Partos normais sem analgesia medicamentosa poderão ocorrer em Apartamento Luxo ou suíte do 6º andar, desde que os critérios obrigatórios sejam atendidos (vide abaixo critérios obrigatórios de Parto normal sem analgesia em apartamento Luxo ou Suíte) ou deverão utilizar nossa sala de parto normal no centro obstétrico.

Parto Normal sem analgesia

Feitos em apartamento de luxo ou suite.

Não poderão realizar o parto normal no apartamento pacientes com fetos prematuros ou com gestação de alto risco.

Durante o trabalho de parto, uma sala cirúrgica deverá ficar pronta e disponível para realização de cesarianas de urgência.

Durante o trabalho de parto, o hospital deverá realizar medidas para garantir a segurança e a privacidade da parturiente. No entanto, não se poderá proibir o livre trânsito de profissionais de saúde do setor obstétrico/neonatal do Hospital Santa Joana Recife, no exercício de sua atividade.

 

Cesariana

Parto Cesariana ou cesárea é uma forma de parto com técnica cirúrgica utilizada para retirar o feto de dentro do útero. Para iniciar o procedimento, a equipe deverá está completa na sala de parto: obstetra, segundo obstetra, pediatra e anestesiologista.

Regras sobre Doulas

  • A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”. Esta que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher. Cabe a ela proporcionar informação, acolhimento, apoio físico e emocional às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto.
  • No Hospital Santa Joana Recife, todos os prestadores de serviços são cadastrados, desta forma, poderão executar suas atividades.
  • A Doula cadastrada faz parte da equipe que assiste a gestante e não será considerada acompanhante.
  • Não é permitido a Doula executar qualquer procedimento médico ou clínico; substituir qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto; discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões médicas.
  • A Doula não cadastrada poderá ter acesso ao Centro Obstétrico como acompanhante, se for desejo da paciente e atendendo ao número máximo de dois acompanhantes para a gestante.

Informações importantes

Acompanhantes

  • Será permitida a presença de no MÁXIMO (02) dois acompanhantes na sala de parto, conforme escolha da gestante.
  • Para acesso a sala de parto o acompanhante deverá obedecer a critérios de segurança orientados por nossa equipe de enfermagem.

CENTRAL DE CONTEÚDO GRUPO AMERICAS

Informação é mais saúde